Quando falamos sobre baratas da espécie Blattella Germanica, falamos de uma das pragas urbanas mais difíceis de serem controladas e que causam grandes incômodos a moradias e principalmente a estabelecimentos comercias da área alimentícia.
Os motivos para a dificuldade de controle dessa espécie são complexos, porém entender os fatores do seu ciclo de vida e comportamento é essencial para controlar essas pragas com sucesso.
Características das baratas Blatellas Germânicas:
As baratas Blatellas Germânicas também são conhecidas como baratas de cozinha, barata alemã, francesinha ou baratinhas. Elas têm coloração caramelo, são pequenas (até 1,5 cm) e estão sempre próximas a fontes de alimento.
Baratas podem transmitir doenças como infecções urinárias, gastrointestinais e do trato respiratório, desinteria, meningite e broncopneumonia.
Crescimento populacional das baratas Blatellas Germânicas:
A Blattella germânica possui o maior número de descendentes por ooteca em relação a outras espécies de baratas. Elas possuem uma alta capacidade reprodutiva e cada fêmea produz de 4 a 8 ootecas (cápsulas com os ovos), cada uma com cerca de 37 ovos cada. O curto período de incubação, aliado à rápida maturação sexual, provocam aumentos populacionais significativos, podendo infestar os locais rapidamente.
Abrigos preferenciais das baratas Blatellas Germânicas:
Elas se escondem em locais de difícil acesso, permanecendo grande parte do tempo em seus esconderijos que podem ser:
Frestas e rachaduras na alvenaria;
Depósitos de alimentos e embalagens;
Motores de geladeiras, freezers, fornos, etc;
Eletrodomésticos e equipamentos como balanças, cafeteiras, máquina de cortar frios, etc;
Tomadas, interruptores, dutos de eletricidade e telefonia;
Expositores de alimentos, balcões, gabinetes e armários.
Sob pias, mesas e cadeiras;
Forros, divisórias, rodapés, guarnições de portas e janelas
Todos esses fatores proporcionam vantagens de sobrevivência, persistência e manutenção de altas populações nos ambientes, fazendo com que seja uma espécie de difícil controle.
Como acabar com baratas Blatellas Germânicas (baratinhas):
Com o alto potencial de reprodução e as características específicas dessas baratas, nós da Dedrex adotamos uma estratégia personalizada para acabar de vez com essa praga.
Para o controle efetivo de baratas Blatellas Germânicas em área alimentícia são necessárias diversas intervenções, sendo o controle inicial realizado em três etapas, com visitas semanais. Após isso são realizadas visitas mensais para monitoramento até controlar efetivamente a praga.
● Primeira aplicação para diminuir Infestação - tem como objetivo eliminar o maior número possível de baratas.
Nessa aplicação é realizada a pulverização geral com inseticida com efeito desalojante e de choque.
Também é realizada a aplicação inseticida em pó em motores de freezers, geladeiras e tubulação elétrica.
● Segunda aplicação residual - na aplicação seguinte é realizada uma pulverização geral com inseticida que tem inibidor de crescimento em sua formulação, assim a barata não consegue chegar na fase adulta e não consegue colocar mais seus ovos. Ele também tem alto efeito residual que atua diretamente nas baratas.
Também utilizamos aerossol para literalmente caçar as baratas em frestas e fendas, identificando onde elas estão escondidas e eliminar o maior número possível.
Já o controle através da isca em gel abrange pontos que geralmente são descobertos pelas pulverizações convencionais, fazendo com que a própria barata busque o produto.
O gel que utilizamos possuí efeito de transferência. As baratas ao ingerir o gel se contaminam, e contaminam outras baratas, eliminando as colônias de forma efetiva.
● Aplicações mensais para controle efetivo - as intervenções iniciais vão garantir ao ambiente o controle das infestações de forma imediata e as visitas mensais de manutenção do controle a médio/longo prazo. Utilizamos todas as técnicas utilizadas nas aplicações iniciais conforme necessidade.
Ficar livre de Blatellas Germânicas depende também da higiene e das condições gerais do ambiente.
Dicas para ficar livre de baratas Blatellas Germânicas:
As pragas urbanas, como é o caso da Blattella Germanica, vivem próximas dos seres humanos por 4 motivos: água, alimento, acesso e abrigo (4A’s).
Segue algumas dicas importantes para ficar livre dessa praga de forma definitiva:
● Realizar a Limpeza constante do local – limpar regularmente o ambiente, se atentando a locais que acumulam gordura como pias, fogões, bancadas, coifas e exaustores. Remover restos de comida, proteger alimentos, lavar latas e garrafas antes do descarte e esvaziar diariamente latas de lixo.
● Realizar a manutenção do local – fechar fendas e rachaduras que servem de abrigos em paredes, rodapés e pias. Também é necessário realizar o conserto de instalações elétricas danificadas;
● Inspecionar a entrada de mercadorias - baratas podem ser dispersadas passivamente em meio a caixas e embalagens externas.
Controle de Blatellas Germânica em Restaurantes, Controle de Blatellas Germânicas em Cozinhas Indústriais, Controle de Blatellas Germânicas em Mercados e Supermercados, Controle de Blatellas Germânicas em Padarias, é com a Dedrex.
Somos Especialistas!
Atuamos no processo de Controle de Pragas com as mais modernas técnicas e produtos disponíveis no mercado, sendo hoje uma das empresas melhor avaliada da região.
Nossos serviços são realizados por uma equipe qualificada, que visa garantir sempre os melhores resultados e segurança para os clientes.
Comments